Aroma Thera

Criar uma Loja Virtual Grátis

Óleos Vegetais

Óleos Vegetais

 

SEMENTE DE UVA (Vitis vinifera) - Finíssimo e com alto poder de penetração na pele, é ideal para ser usado juntamente com óleos essenciais em massagens. É leve e quase sem odor. Tonificante e revitalizante da pele. Previne estrias devido à alta concentração de alfa tocoferol. Contém ácidos linoléico e palmítico, que são os responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. Pode ser usado diariamente como óleo pós-banho, em massagens, e também na pele do rosto, mesmo em peles com acne.

AMÊNDOA DOCE (Prunus amygdalus dulcis) - Rico em proteínas de ácido oléico, excelente hidratante e emoliente, proporciona extraordinária maciez à pele seca protegendo os tecidos. É um excelente auxiliar no tratamento anti rugas, como óleo pós sol, atuando como revitalizante, devolvendo a elasticidade da pele. Indicado também para peles sensíveis e delicadas de recém nascidos e idosos, devido à alta concentração de vitaminas A, B1, B2 e B6. É muito utilizado na prevenção de estrias em grávidas, podendo ser utilizado na hidratação diária da pele. É um dos óleos mais conhecidos e utilizados em todo mundo.

ROSA MOSQUETA (Rosa aff. Rubiginosa L) – É ideal para o tratamento e regeneração da membrana celular dos tecidos cutâneos. Ajuda a prevenir e atenuar o envelhecimento prematuro da pele, diminuindo as linhas de expressão, tais como os contornos dos olhos, estrias e rugas superficiais. Evita a desidratação da pele, devido à presença dos ácidos graxos essenciais que atuam formando uma barreira de impermeabilidade que impedem a perda de água transepidémica (TEWL).  Em diversas pesquisas, demonstrou-se eficaz na regeneração dos tecidos em portadores de quelóides, cicatrizes e linhas de envelhecimento prematuro e eficaz no tratamento da acne, psoríase, fotoenvelhecimento e dano solar, queratose, lesões, cicatrizes e carcinomas da pele. Atua como cicatrizante e minimiza a irritação causada pelas picadas de insetos.

Ação Terapêutica 

Somente a presença de ácidos graxos essenciais (EFAs), sem a presença de um composto com grande atividade biológica, não era suficiente para explicar as suas ações terapêuticas, que foram descritas e observadas por diversos pesquisadores, como por exemplo: 

  • Regeneração cutânea de cicatrizes pós-cirúrgica e melhora na nutrição e circulação sanguínea, com conseqüente eliminação de rugas não profundas da pele, recuperando sua textura natural, lubrificação e elasticidade.
  • Distribuição de pigmentação, eliminando manchas da pele causadas pelo sol ou por envelhecimento.
  • Proporciona excelentes resultados na cicatrização de pele afetadas por queimaduras ou danificadas pela radioterapia.
  • Produz melhora significativa na sintomatologia em pacientes com enfermidades cutâneas como pele ressecada, como xerose, psoríase, hiperqueratose, queratose actímica, etc.
  • Realiza ações preventivas e corretivas ao fotoenvelhecimento por exposição às radiações solares, ativando a autogeração de melanina.

 Ação Farmacológica

Estudos comprovaram que a aplicação tópica do ácido transretinóico produz profundas modificações no processo de queratinização, aumentando a velocidade de regeneração dos tecidos e ativando os fibroblastos, que são células fabricantes de fibras sustentadoras dos tecidos, como o colágeno.
O seu maior empregado, nos últimos anos, está sendo no tratamento da pele envelhecida.  Histologicamente, a pele envelhecida é atrófica, apresenta uma camada córnea mais grossa e um achatamento da junção dermoepidérmica, com atipias celulares, que podem evoluir para queratoses actínicas e acúmulos de melaninas na forma de grânulos densos perinucleares nos queratócitos basais. A aplicação diária de tretinoína durante três semanas permite observar um aumento marcado da epidermopoiese (taxa de proliferação celular epidérmica) e da velocidade de regeneração epidérmica. Ou seja, o ciclo normal da migração do queratócitos do estrato basal até a camada córnea é muito mais rápido. Esta aceleração da diferenciação queratocitária permite o retorno à estrutura epidérmica jovem, com uma camada córnea mais delgada e uma distribuição normal do pigmento, que não mais se acumula a nível dos queratócitos basais. 

Fonte: Libardi, F. S.(2007) Óleo de Rosa Mosqueta: Eficiência e versatilidade nas mais diversas aplicações. https://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/29062007/oleo_rosa_mosqueta.asp